assinaturadigitaljpg

A PHC vai disponibilizar já durante este mês de novembro, na nova versão 28 do PHC CS, o novo produto PHC CS Assinaturas Qualificadas.
O novo produto irá permitir emitir faturas em PDF ou XML, garantindo a sua legalidade através da aposição automática de uma assinatura digital nas faturas e documentos fiscalmente relevantes, tal como exigido pela lei.
O PHC CS Assinaturas Qualificadas é a solução que irá permitir assinatura eletronicamente as suas faturas, com selos eletrónicos, em conformidade com o disposto no Decreto-lei n.º 28/2019, que indica a data limite de 1 de Janeiro de 2021 para a adoção destas medidas.

O que contém o PHC CS Assinaturas Qualificadas?

O PHC CS Assinaturas Qualificadas irá conter 1500 assinaturas (selos eletrónicos) e um voucher oferta para obter um certificado qualificado junto da entidade certificadora.

A que empresas se destina?

O produto é a solução para as empresas que pretendem reduzir custos através da desmaterialização das faturas e outros documentos, bem como para aquelas que necessitem assinar as faturas para entidades da Administração Pública.
Se já usam certificados avançados para assinar as faturas ou outros documentos fiscalmente relevantes, devem substituir os certificados avançados pelos novos certificados digitais qualificados.
Em qualquer um destes casos, basta adquirir o novo produto PHC CS Assinaturas Qualificadas, que lhe permite também obter o certificado digital qualificado.

O que é necessário para adquirir o PHC CS Assinaturas Qualificadas?

Para adquirir o novo produto, é necessário ter PHC ON ativo e possuir o módulo PHC CS Gestão e o PHC CS Documentos Eletrónicos. O produto estará disponível em todas as gamas.

A obtenção do certificado digital qualificado é realizada em 3 passos.

Após adjudicação da proposta e submissão da encomenda, a PHC irá fornecer um voucher, para obtenção do certificado digital qualificado:
1. O voucher contém um link para uma página web que lhe irá permitir registar um conjunto de dados e comunicar à entidade certificadora esses dados.
2. Finalizado o processo de registo, será contactado para iniciar o processo de credenciação que inclui uma chamada de vídeo remota para identificação do representante da empresa.
3. No final do processo, o cliente obtém os códigos que lhe irão permitir autorizar o PHC CS para a utilização do certificado.
Após a obtenção do certificado e dos códigos de autorização para o PHC CS, bastará configurar o PHC CS Assinaturas Qualificadas, e estará pronto a emitir faturas ou outros documentos.

Quando são consumidas as assinaturas?

As assinaturas serão consumidas nas mesmas funcionalidades em que o PHC CS já atualmente assina digitalmente documentos, mas que passará a assinar com o certificado qualificado.
Estas funcionalidades, onde são aplicadas assinaturas digitais, são nomeadamente a emissão de documentos eletrónicos PDF ou XML com as opções do produto PHC CS Documentos Eletrónicos, bem como nos documentos de faturação e dossiers internos emitidos através do PHC CS Web.

Onde é instalado o certificado digital qualificado?

Este novo produto da PHC, que será disponibilizado já na próxima versão, é totalmente baseado em tecnologia cloud, sendo as assinaturas obtidas a partir de servidores seguros da entidade certificadora e credenciada para o efeito.
A tecnologia cloud do PHC CS Assinaturas Qualificadas, disponível para as plataformas PHC CS Desktop e PHC CS Web, evita a alternativa para este tipo de certificados, que seria um SmartCard ou um dispositivo USB. Esta tecnologia permite um processo totalmente automático para uma maior produtividade, simplicidade e flexibilidade.